Quais são os principais cursos de mergulho da PADI?

O primeiro curso de mergulho da PADI surgiu com a finalidade de fragmentar o ensino da prática em módulos em uma época em que prevaleciam cursos únicos e muito longos. Por isso, é possível dizer que a instituição facilitou o acesso ao mergulho para centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo.

A PADI (sigla em inglês para Associação de Instrutores de Mergulho Profissionais) é uma certificadora de mergulho. Ou seja, é uma instituição responsável por regulamentar a atividade e sistematizar, reconhecer e garantir a qualidade do ensino do mergulho.

A PADI não é a única certificadora, mas é, com certeza, a maior e mais conhecida — o que faz jus ao seu lema: “Ensinando o mundo a mergulhar”. Existem mais de 6500 escolas de mergulho associadas a ela no mundo todo ? e que recebem suporte em seus mais de 50 tipos de cursos de mergulho diferentes.

E aí, pronto para conhecer alguns dos principais cursos de mergulho da PADI? Então, vamos lá!

Programas de Discovery

Programa de discovery da PADI

Os programas de Discovery não são exatamente cursos — já que nenhum deles oferece certificação —, mas são experiências iniciais para um primeiro contato com o mergulho.

Também não são exatamente batismos de mergulho, pois alguns deles, como o PADI Seal Team, oferecem “missões” para serem realizadas embaixo d’água. Já o Bubblemaker foi desenvolvido para ser um primeiro contato com o mergulho para crianças a partir de 8 anos.

Os programas não são batismos porque não se tratam apenas de mergulhos acompanhados de perto por um instrutor e com orientações básicas. São programas pensados para serem uma primeira experiência divertida com o mergulho recreacional, sem deixar de lado a conscientização ambiental!

Curso de Mergulho Básico

Curso de mergulho básico

O Curso Básico de Mergulho, chamado em inglês de Open Water Diver, é a primeira certificação e a melhor porta de entrada para o mundo do mergulho! Esse curso é composto de aulas teóricas e práticas e termina com uma saída para mergulho —uma viagem onde se coloca em prática tudo o que o aluno aprendeu em uma série de mergulhos.

Quem conclui o curso está pronto para mergulhar com segurança e sem a supervisão de um instrutor. Além disso, este curso é a porta de entrada para todos os outros cursos de mergulho da PADI!

Curso de Mergulho Avançado

Curso de Mergulho Avançado da PADI

O Advanced Open Water Diver, ou Curso de Mergulho Avançado, é, de certa forma, uma especialização que pode ser feita depois do Curso de Mergulho Básico.

Para concluir este curso, os alunos precisam cursar 5 módulos de cursos de especialidades — onde 2 deles são obrigatórios: Mergulho Profundo e Navegação Submarina.

Já os outros 3 módulos podem ser escolhidos pelos alunos e contemplam outras especialidades como Mergulho Noturno, Fotografia Digital Submarina, Mergulho em Naufrágios e uma série de outras atividades que tornam o mergulho recreativo muito mais interessante.

Além disso, serão feitos mergulho para treinar e pôr em prática cada uma dessas especialidades!

Curso de Identificação de Peixes

Curso de Identificação de Peixes da PADI

O Curso de Identificação de Peixes faz parte da iniciativa AWARE da PADI e tem o objetivo de promover a consciência e a proteção da vida marinha entre os mergulhadores.

Os alunos que assistirem a esse curso aprenderão sobre as 10 principais famílias e espécies de peixe globais e conseguirão identificar ou, pelo menos, ter informação suficiente para saber dizer qual era aquela espécie de peixe que sempre via nos mergulhos.

Para os biólogos marinhos, o interessante é que o curso ainda conta com técnicas e estratégias para pesquisar ainda mais sobre os peixes!

Curso de Mergulho em Cavernas

Curso de Mergulho em Cavernas

Em grande parte dos locais para mergulho ao redor do mundo, há cavernas onde é possível mergulhar. Entretanto, o mergulho em cavernas tem suas dificuldades e requer treinamento especial.

O Curso de Mergulho em Cavernas oferece ao mergulhador o conhecimento necessário para mergulhar em ambientes fechados, como: técnicas para evitar a desorientação em espaços escuros, como operar equipamentos como lanternas e o sistema de ar redundante e como planejar e administrar o ar durante mergulhos deste tipo.

Curso de Mergulho em Naufrágios

Curso de Mergulho em Naufrágios

Há naufrágios em vários destinos de mergulho e mergulhar neles é fascinante! Mergulhar ao redor de um navio naufragado, ou, às vezes, até mesmo adentrá-lo é uma experiência incrível de contemplação do passado.

O Curso de Mergulho em Naufrágios da PADI prepara os mergulhadores para planejar mergulhos dentro de naufrágios, explorá-los, pesquisá-los, mapeá-los com segurança e evitar danos às suas estruturas e perturbações aos animais que vivem ali.

É um curso ótimo tanto para quem pesquisa a história destas embarcações quanto para quem só quer explorar naufrágios por diversão.

Cursos Profissionais

Cursos Profissionais da PADI

Os Cursos Profissionais da PADI são voltados, principalmente, aos mergulhadores que desejam trabalhar como instrutores de mergulho. Estas certificações podem ir desde Divemaster e Instrutor assistente, Instrutor de Cursos Básico e Avançado, até Instrutor de Cursos Técnicos.

O primeiro curso profissional a ser feito é obrigatoriamente o Divemaster e, para poder encará-lo, é preciso que antes o aluno se forme no Curso de Mergulho Avançado, seja maior de idade e tenha — pelo menos — 20 mergulhos registrados. Esse curso aprofunda ainda mais os conhecimentos de mergulho e deixará o mergulhador mais preparado para se profissionalizar.

Curso de Mergulhador de Resgate

Curso de Mergulhador de Resgate

É um curso de aprimoramento recomendado para quem quer aprender a prevenir e resolver potenciais problemas durante o mergulho e, consequentemente, se tornar mais confiante em suas habilidades de mergulho.

O objetivo deste curso é treinar habilidades de resolução de problemas até que elas sejam intuitivas durante o mergulho. Por isso, os mergulhadores que se formam neste curso se tornam duplas de mergulho melhores!

Cursos Freediver

Cursos de Mergulho Livre da PADI

Os cursos Freediver são voltados ao mergulho livre, isto é, a modalidade de mergulho praticada sem o equipamento SCUBA. Estes cursos ensinam os princípios de mergulho livre, técnicas de apneia dinâmica e estática e procedimentos adequados para o mergulho em dupla.

Apesar de não proporcionar toda a liberdade do mergulho autônomo para explorar o fundo do mar, o mergulho livre pode ser bastante divertido!

Cursos Técnicos

Cursos Técnicos de mergulho da PADI

Os Cursos Técnicos são voltados para aprender a utilizar os equipamentos extras necessários ao mergulho técnico, bem como as misturas de gases que permitirão que o mergulhador ultrapasse a profundidade do mergulho recreativo.

Existem vários cursos: os mais básicos preparam o aluno para o mergulho a 40 metros de profundidade e os mais avançados permitem atingir até mesmo os 300 metros! É claro que, para chegar lá, o caminho é longo e é preciso uma longa jornada de treinamentos progressivos!

Estes não são todos os cursos: ao todo são mais de cinquenta! Mas listamos aqui alguns dos principais cursos de mergulho da PADI para dar boa ideia de todas as categorias e níveis de cursos.

Como você pode ver, mergulhar não é apenas estar embaixo d’água, mas uma atividade pode envolver uma série de outras habilidades específicas dos mergulhadores. Ao desenvolver estas capacidades, exploramos não só o fundo do mar, mas a nós mesmos!

E aí, gostou do conteúdo do artigo? Ficou interessado em algum curso de mergulho da PADI dessa lista ou quer saber mais sobre algum que não foi citado? Então, entre em contato com a Evidive! Será um prazer atendê-lo.

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.