Evidive

Evidive - Concept Dive Center

4 curiosidades sobre mergulho que vão te deixar surpreso!

O universo do mergulho é bastante amplo e, como na maioria dos assuntos, é quase impossível dominar completamente o tema. Ainda assim, é importante manter o interesse pelo conhecimento sempre aceso para nunca deixar de aprender.

Separamos algumas curiosidades sobre mergulho, que vão ajudar a aumentar o seu interesso no assunto. Confira!

1. Leonardo da Vinci inventou um aparato de mergulho

Traje de mergulho projetado por Leonardo Da Vinci, uma das 4 curiosidades sobre mergulho
O traje de mergulho projetado por Leonardo da Vinci ganhou vida em uma exposição recente de invenções do italiano

Ao longo da história do mergulho, foram muitas as tentativas de inventores de criar formas para se explorar o fundo do mar. Na Grécia Antiga, há relatos de pessoas utilizando troncos de árvore ocos para mergulhar, por exemplo.

Leonardo da Vinci também deixou sua contribuição para o mergulho: em uma viagem para Veneza, projetou um traje de mergulho que poderia ser útil na invasão dos navios inimigos. A roupa era feita de couro de porco, recobria todo o corpo do mergulhador e continha visores.

Da Vinci ainda desenvolveu um sistema de mangueiras, feitas de bambu e anéis de aço, revestidas com couro. Essas mangueiras abasteciam o traje com ar e eram ligadas a uma grande boia de cortiça que as mantinha sempre acima da superfície.

Nunca se soube se o traje foi realmente utilizado, na época, mas, em testes posteriores, foi comprovado que o aparato funciona para mergulhos em pequenas profundidades.

2. O equipamento de mergulho atual surgiu na década de 40

Jacques Cousteau exibindo seu Aqualung, uma das curiosidades sobre mergulho
Jacques Cousteau, o “pai do mergulho”, com seu Aqualung, o “pai do equipamento SCUBA“!

O primeiro aparato de mergulho autônomo, ou seja, que permitia a respiração de forma independente debaixo d’água, pode ser considerado o Aqualung. O Aqualung foi criado pela dupla de inventores franceses formada pelo engenheiro Émile Gagnan e pelo célebre mergulhador Jacques Cousteau, em 1942.

A invenção só foi possível graças ao advento do regulador. O regulador é um componente do equipamento que deixa o mergulhador respirar o gás dos cilindros, sem que entre água no sistema.

Antes disso, os mergulhos eram feitos com escafandros, equipamentos de circuitos fechados, que precisavam estar ligados com aparelhos na superfície ? o que limitava bastante a mobilidade.

É claro que, de lá pra cá, muitas melhorias foram incrementadas e o equipamento de mergulho utilizado hoje é considerado uma evolução, em relação ao original surgido na década de 40.

3. O recorde de profundidade em mergulho é de 332 metros

A maior profundidade já atingida por um mergulhador é uma das maiores curiosidades sobre mergulho
O recordista mundial Ahmed Gamal Gabr, em sua descida de 332 metros!

O atual recorde de profundidade em mergulho é do egípcio Ahmed Gamal Gabr, que conseguiu atingir 332,35 metros sem ajuda externa. Foram necessários cerca de 60 cilindros ancorados em um cabo, com gases como oxigênio, hélio, nitrogênio e hidrogênio ?pois em grandes profundidades, devido às condições de temperatura e pressão, o ar normal torna-se tóxico.

Um fato curioso sobre a façanha: a descida do mergulho durou apenas 12 minutos, mas foram necessárias cerca de 15 horas para retorno à superfície sem que a descompressão tivesse efeitos negativos sobre Ahmed! Fascinante, não? É claro que os mergulhos, em sua maioria, não envolvem uma operação tão delicada.

Se você quiser saber mais sobre as profundidades que cada tipo de mergulhador costuma atingir, você pode conferir no nosso artigo: “Qual a maior profundidade que um mergulhador pode atingir?

4. Qualquer pessoa pode mergulhar!

Qualquer um pode ser a próxima curiosidade sobre mergulho!
Alunos do curso de mergulho da Evidive mostrando nossa faixa em um mergulho em Arraial do Cabo! 🙂

Hoje em dia, qualquer pessoa pode praticar o mergulho recreativo e conhecer o fundo do mar.É só fazer um curso de mergulho! Os únicos pré-requisitos são possuir a partir de 8 anos de idade, se sentir à vontade na água estar em boas condições de saúde.

É lógico que existem muitos cursos de mergulho e que eles não são todos iguais. Entretanto um curso básico completo deve oferecer aulas teóricas, aulas práticas e saídas para mergulho. E tudo isso não dura mais do que 3 finais de semana.

Todo curso de mergulho chega ao fim com uma saída para o mergulho (chamada de check-out), onde você bota em prática tudo o que aprendeu, aproveitando a conexão com o fundo do mar.

Aprender algumas curiosidades sobre mergulho é sempre divertido, mas, para ser um mergulhador, é preciso construir suportes teórico e prático sólidos com profissionais responsáveis.

E que tal vir viver uma experiência no fundo do mar? Confira a página do nosso Curso de Mergulho Básico e acesse os preços e as datas das nossas próximas turmas!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.