Evidive

Evidive - Concept Dive Center

Computador de mergulho: o que é e como funciona?

O computador de mergulho é um equipamento de planejamento e controle muito útil e eficaz. Ele é uma ferramenta muito importante para ajudar o mergulhador a melhorar seu desempenho e monitorar sua segurança.

Além disso, esse dispositivo ajuda a aliviar algumas preocupações do praticante da atividade. Então, que tal aprender um pouco mais sobre esse aparelho? Continue com a gente e acompanhe o texto a seguir!

O que é um computador de mergulho?

Entenda o que é um computador de mergulho

O computador de mergulho é um instrumento que mede a profundidade e o tempo de um mergulho e, a partir desses dados, calcula quanto deve demorar a subida até a superfície. Para isso, ele considera os intervalos de descompressão necessários de forma a evitar que o mergulhador sofra efeitos colaterais.

Inventado na década de 1950, no início ele usava tecnologia analógica e apresentava dados inconsistentes com as tabelas de mergulho. Nos anos 1970, surgiram os primeiros modelos digitais e, na década de 90, chegaram as opções com alarmes e compatíveis com misturas de gases — ou seja, ideais para mergulhos mais profundos.

Hoje em dia, existem alternativas para atender às mais diversas finalidades, especificidades e gostos. Os computadores de mergulho atuais podem suportar dados de até 300 atividades e operar em profundidades de até 90 metros.

Na superfície, depois do mergulho, é possível fazer o upload dos dados para um computador e, a partir deles, obter uma análise detalhada das informações. Com isso, o praticante da atividade vai saber seu número de mergulhos, a profundidade atingida e o tempo de descompressão, entre outros.

Computador de mergulho ou tabela de mergulho?

Tabelas de mergulho

Tanto o computador quanto a tabela de mergulho têm como finalidades principais o cálculo da descompressão e o planejamento da atividade. Entretanto, o uso de um não dispensa o do outro.

O computador de mergulho tem vantagens sobre a tabela, pois calcula as estatísticas em tempo real. Conforme obtém os dados, ele reformula o tempo de subida instante a instante. E mais: é bem mais fácil de usar e evita erros humanos.

Além disso, o aparelho armazena as informações e, com base nelas, configura um perfil para o mergulhador. Como leva em conta suas estatísticas pessoais, consegue calcular com precisão ainda maior os intervalos necessários para a descompressão.

Mesmo assim, o uso do equipamento não dispensa o planejamento da atividade. É preciso calcular com antecedência o perfil do mergulho e, para isso, a tabela ainda é bastante importante.

É menos provável, também, que uma tabela de mergulho tenha falhas técnicas (ela não fica sem bateria nem quebra, por exemplo). Seu uso é ensinado nos cursos de mergulho, e não é possível se certificar como mergulhador sem esse conhecimento.

Assim como o computador, a tabela de mergulho têm suas vantagens específicas. Por isso, para os mergulhadores que buscam aprender mais sobre a prática, é importante, pelo menos, conhecer bem o funcionamento dos dois.

Gostou do texto? Quer aprender mais sobre mergulho? Então assine nossa newsletter!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.