Evidive

Evidive - Concept Dive Center

Conheça 5 benefícios do mergulho para sua vida!

Mergulhar não é apenas uma forma de exercitar o corpo e interagir com a natureza. É também uma atividade que te ajuda a ver o mundo de outra forma. Os benefícios do mergulho para a saúde, o bem-estar e a felicidade de uma forma geral, são praticamente infinitos!

mergulho traz impactos positivos para a sua saúde em geral e é um dos hobbies que mais tem crescido no mundo nos últimos anos. Pensando nisso, listamos 5 benefícios do mergulho para a sua vida nesse artigo. Venha conferir!

1. O mergulho melhora sua respiração

Mergulhar melhora sua respiração

Um dos principais benefícios do mergulho e que você já é capaz de perceber nos seus primeiros contatos com o equipamento é a melhora da sua técnica de respiração.

Durante o mergulho você acaba se acostumando a respirar de forma lenta e calma. Isso faz com que você treine o controle da intensidade e, consequentemente, consiga utilizar o seu oxigênio de forma mais eficiente.

Isso ajuda o seu corpo a produzir mais energia, estimula a circulação sanguínea e seu coração precisa fazer menos esforço para bombear o sangue.

2. O mergulho melhora o condicionamento físico

O mergulho melhora seu condicionamento físico

Normalmente, as atividades aquáticas fazem com que os músculos trabalhem mais, porque a água oferece mais resistência do que o ar. Ao mergulhar, você também carrega um equipamento de mergulho, o que exige um pouco mais de esforço.

Dessa forma, os músculos se fortalecem, ganham flexibilidade e o corpo sofre menos com os impactos físicos, já que a água é capaz de amenizá-los.

3. O mergulho reduz o estresse

O mergulho reduz o seu estresse

O mergulho é uma excelente atividade física para combater o estresse e ajudar a relaxar. Ao movimentar o corpo, o nível de cortisol — hormônio associado ao estresse — é reduzido, e a endorfina — hormônio do “bem-estar” — é liberada.

Além disso, você se esquece dos problemas e descansa a mente enquanto mergulha, já que a sua concentração estará em apreciar as maravilhas do mundo aquático e curtir o momento.

4. O mergulho traz novos amigos!

Melhores amigos de mergulho!

A regra principal do mergulho e que ajuda a garantir a segurança da atividade é: nunca mergulhe sozinho. Quando você ainda está aprendendo, a presença do instrutor de mergulho é sempre fundamental, e mesmo depois que você já tiver passado pelo Curso de Mergulho, estará sempre acompanhado de divemasters e companheiros de viagem.

Por isso, existe uma comunidade de mergulhadores muito amiga e alegre, formada por pessoas que adoram curtir a vida, viajar e conhecer coisas novas. É praticamente impossível virar um mergulhador sem fazer amizades novas e diferentes!

5. Mergulhar deixa suas viagens mais incríveis

Nada como uma viagem de mergulho!

No Brasil, existem muitos lugares incríveis para se mergulhar: destinos obrigatórios pra quem adora viajar e ama a natureza.

Você pode viajar para fazer um mergulho noturno na Península de Maraú, aproveitar a boa visibilidade das águas de Fernando de Noronha, ver as embarcações naufragadas em Ilhabela ou conhecer o interior de uma caverna em Bonito.

Mergulhar abre um leque de novas possibilidades e deixa suas viagens mais completas, o que com certeza é um dos maiores benefícios do mergulho.

Poucas atividades são tão saudáveis e prazerosas quanto o mergulho. Além disso, mergulhar contribui para que as pessoas se conscientizem sobre a vida que há debaixo das águas. Assim, os benefícios do mergulho não ficam restritos apenas aos mergulhadores, mas se estendem à natureza de uma forma geral.

Ficou interessado no assunto? Conheça o nosso Curso de Mergulho Básico!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.