Evidive

Evidive - Concept Dive Center

Conheça 5 benefícios das atividades aquáticas

Natação, hidroginástica e mergulho são três atividades aquáticas populares. Essas práticas são cada vez mais procuradas por pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.

A natação, por exemplo, é praticada pelos humanos desde a pré-história. O esporte fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, que aconteceram em 1896. Já a hidroginástica alia a atividade aquática à aeróbica.

O mergulho, por outro lado, não é um esporte, mas sim uma atividade que proporciona diversão, aprendizado e relaxamento para seus praticantes.

Os benefícios das atividades aquáticas são muitos e diversos. Vamos conferir alguns deles?

1. Melhoram a qualidade de vida

Qualquer pessoa que já praticou algum esporte ou fez alguma atividade física em terra firme sabe como é a sensação de relaxamento e bem-estar que elas proporcionam. Você sabia que uma atividade aquática causa o mesmo resultado?

Nadar, fazer hidroginástica e mergulhar são práticas que movimentam nosso corpo. Logo, ao fazê-las, o cérebro libera endorfinas em nossa corrente sanguínea.

A endorfina é conhecida por ser o “hormônio do relaxamento”. É ela a responsável pelas sensações de bem-estar e relaxamento. As endorfinas melhoram nosso humor, aceleram nosso metabolismo, melhoram a qualidade do sono e, ainda, incrementam nossa disposição física.

2. Ajudam a relaxar

Graças à liberação de endorfinas, as atividades aquáticas podem ser muito prazerosas — mas não é só isso!

Submergir na água permite a descontração dos músculos corporais. O corpo humano flutua no meio aquático, então é como se a água estivesse massageando nossos braços, pernas e costas.

As sensações de tranquilidade e relaxamento físico são grandes benefícios das atividades aquáticas. O mesmo resultado pode não ser alcançado em ambientes como uma academia de musculação ou um parque ao ar livre.

3. Trabalham a respiração

Os praticantes de meditação conhecem o poder do controle da respiração. A partir dos exercícios, é possível se acalmar e controlar o corpo, o que reduz o estresse e a ansiedade.

Praticar atividades aquáticas contribui para o aprendizado de regular naturalmente a respiração, como acontece durante uma sessão de meditação. Além disso, a natação também ajuda no desenvolvimento dos pulmões em bebês e crianças.

No mergulho, por exemplo, é essencial otimizar a quantidade de ar que inalamos. Por isso, é necessário respirar lenta e profundamente. Manter esse ritmo de respiração equilibrado e controlado leva o corpo humano, naturalmente, a um estado de calma e tranquilidade.

4. Melhoram o condicionamento físico

O corpo humano gasta mais energia para se movimentar debaixo d’água e isso faz com que a queima de calorias seja maior do que em outras atividades.

Apesar desse “empenho extra”, o corpo não sofre tantos impactos físicos quanto em atividades como musculação e crossfit, por exemplo. A água atenua boa parte do esforço e é possível fazer os exercícios sem maiores dificuldades.

Outro benefício das atividades aquáticas está no suor. Muita gente não pratica exercícios físicos porque não gosta de suar e se sente incomodado quando isso acontece. Por serem realizadas na água, seja em uma piscina, no mar ou em um lago, não é possível notar o suor escorrendo, por maior que seja o esforço.

O condicionamento físico, para quem pratica mergulho, por exemplo, é ainda mais importante. Graças ao uso de equipamento especializado, uma hora de mergulho pode levar ao gasto de 900 calorias. Essa atividade também tonifica os músculos das pernas e das costas.

5. Podem ser praticadas por iniciantes

Nadar, fazer ginástica e mergulhar… As três atividades podem ser realizadas sem problemas por iniciantes ou pessoas que ainda não tenham se habituado a realizar qualquer tipo de prática física.

Grávidas, idosos, crianças, pessoas acima do peso, jovens e adultos podem realizar exercícios na água sem maiores problemas, desde que tenham a orientação e o aval de um profissional.

Gostou de aprender mais sobre os benefícios das atividades aquáticas? Compartilhe esse texto em suas redes sociais e informe seus amigos! Quem sabe eles também não se animam?

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.