5 animais marinhos que podem ser vistos no Brasil por quem mergulha!

Mergulhar pode não ser a única maneira de observar os animais marinhos, mas com certeza é a melhor de todas. Além de ficar literalmente imerso no ambiente aquático, se sentindo parte dele, também é possível contemplar uma grande diversidade de espécies ? a maior da terra, aliás! ? e a maneira como se comportam na natureza, em completa liberdade.

Por isso, muitos biólogos marinhos são também mergulhadores, o que permite observar ao vivo seus objetos de estudo. Mas não é preciso ser cientista e nem ir muito longe para contemplar ao vivo a beleza da vida marinha: assim como em grande parte dos oceanos, no litoral brasileiro podemos mergulhar com diversas espécies belíssimas apenas fazendo um Curso de Mergulho!

Veja, a seguir, 5 belos animais marinhos que você pode encontrar mergulhando no litoral do Brasil!

1. Tartaruga-marinha

A tartaruga marinha é um dos animais marinhos mais fáceis de serem avistados por quem mergulha

No Brasil, podemos encontrar as principais espécies de tartaruga-marinha: a verde, a cabeçuda, a de couro gigante, a de pente e a oliva ? essa última variedade é exclusiva daqui. No geral, são animais marinhos bastante tranquilos e dóceis, sendo possível chegar bem perto durante os mergulhos.

Nadar com tartarugas-marinhas é um ótimo passeio para os iniciantes, afinal, geralmente não é necessário ir muito fundo para mergulhar com elas. Apenas tome cuidado para não assustá-las.

É preferível, por exemplo, nadar ao lado delas (e não atrás) para que não se sintam perseguidas. No geral, quando não estão se sentindo ameaçadas, as tartarugas são animais bastante curiosos e podem até buscar contato com os mergulhadores!

2. Arraias-jamanta

A arraia jamanta é um animal marinho completamente inofensivo e agradável de ter por perto em um mergulho

As arraias-jamanta estão entre os maiores peixes do mundo: podem chegar a 8 metros de largura, 3 de comprimento e pesar mais de 2 mil quilos! São animais incríveis e muito dóceis, gostam mesmo de interagir com os mergulhadores e, principalmente, sentir as bolhas de ar que soltamos acariciando sua pele.

E se você, porventura, estiver com um pouco de medo de ferroadas, saiba que esse tipo de arraia não possui ferrão! É um animal marinho incrível e não muito difícil de ser encontrado, inclusive por iniciantes, pois as arraias geralmente ficam próximas à superfície!

3. Baiacu-espinho

Baiacu-espinho é um dos animais marinhos que podem ser encontrados em Arraial do Cabo
Foto tirada por nossa equipe em uma saída de mergulho para Arraial do Cabo. O baiacu-espinho está bem camuflado!

O Baiacu-espinho é um peixe pequenino, que chega a ter no máximo 40 centímetros de comprimento. Porém, quando se sente ameaçado, pode atingir três vezes o volume de seu tamanho normal. Isso porque sua pele é muito flexível e ele não tem muitos dos ossos que outros peixes têm, como as costelas.

Essa espécie de baiacu em particular possui espinhos, mas eles não machucam, a não ser quando apertados com força. Os baiacus também têm nadadeiras bem pequenas, mas que, ao contrário do resto do peixe, não aumentam. Isso faz com que eles nadem devagar, por isso, é muito fácil acompanhá-los e até chegar bem pertinho deles.

4. Cavalo-marinho

O cavalo marinho é um dos animais marinhos mais lindos que existe!
Foto tirada por um dos nossos alunos em uma saída de mergulho para Arraial do Cabo!

Os cavalos-marinhos são animais pequeníssimos (medem de 10 milímetros a 35 centímetros, dependendo da espécie) e muito fugidios. Preferem ficam próximos de lugares onde podem se esconder, como recifes, por exemplo.

Definitivamente não são os melhores nadadores entre os animais marinhos, mas isso contribui para a sua graciosidade. Entretanto, não se aproveite disso para pegá-los ou encurralá-los, pois eles se estressam facilmente. O melhor jeito de aproveitar a sua presença é contemplando!

5. Golfinhos

Golfinhos são animais marinhos dóceis.

Poder interagir com golfinhos é o sonho de muita gente, e a melhor maneira de fazer isso é mergulhando. Alguns desses animais marinhos sofrem duramente a vida em cativeiro, por isso, o bom mesmo é vê-los em liberdade.

Talvez não seja fácil tirar uma foto ou tocar esses animais que estão entre os mais inteligentes da terra. Mas com sorte, eles podem se aproximar. Lembre-se sempre de respeitar o espaço deles e, por mais tentador que seja, não incomodá-los.

Como já dissemos, esses animais marinhos fascinantes podem ser encontrados com relativa facilidade no litoral brasileiro, em cidades como Arraial do Cabo, Angra dos Reis e Paraty. A exceção são os golfinhos: mais acessíveis para mergulhos em Fernando de Noronha.

Gostou do post? Ajude mais gente a conhecer esses animais marinhos fascinantes! Compartilhe este texto em suas redes sociais!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.