Bandeiras de mergulho: o que são e para que servem?

Você sabe o que são bandeiras de mergulho? Essa é uma dúvida muito comum para muita gente, inclusive mergulhadores já certificados. O uso da bandeira de mergulho é de extrema importância, pois seu intuito é garantir a segurança do mergulhador em alto mar.

Neste artigo, vamos lhe mostrar quais são as principais bandeiras e quando elas devem ser usadas. Acompanhe!

O que são bandeiras de mergulho

Bandeiras de mergulho são formas de sinalização para barcos, navios, iates e outras embarcações sobre a existência de mergulhadores na área, possivelmente próximos da superfície.

Exibir as bandeiras de mergulho como sinalização é obrigatório. Para isso, usam-se modelos padronizados e reconhecidos internacionalmente. As mais conhecidas são a Alpha e a Bandeira do Mergulhador. Ambas têm a mesma função, mas sua utilização pode variar de acordo com o país.

A bandeira Alpha

Bandeira de mergulho Alpha Diver

A bandeira Alpha faz parte do código internacional de sinais. O objetivo desses códigos é padronizar a comunicação entre dois ou mais navios, garantindo a segurança da navegação.

A bandeira de sinalização A, como é chamada, é conhecida internacionalmente pela cor azul e branca e significa “tenho um mergulhador na água, reduza a velocidade e mantenha distância”.

Utilizar essa bandeira não é apenas necessário para a segurança do mergulhador, mas também para advertir outras embarcações sobre o perigo de colisão, já que o barco não pode se mover enquanto os mergulhadores estiverem na água. Seu uso é reconhecido em âmbito internacional.

A Bandeira do Mergulhador

A bandeira Diver Down, ou “Bandeira do Mergulhador”, é a mais famosa por aqui, conhecida por sua cor vermelha com uma faixa branca na diagonal. Ela foi criada na década de 1950 pelo americano e ex-veterano da marinha Denzel James Dockery.

O intuito de Dockery ao criar a bandeira Diver Down era desenvolver um símbolo para sinalizar barcos ou outras embarcações a respeito da existência de mergulhadores na água.

Lentamente, ela ganhou popularidade na América do Norte. O estado de Michigan foi o primeiro a aprovar uma lei que obrigava o uso da bandeira de Dockery. Hoje, ela é amplamente reconhecida e usada nos Estados Unidos e no Canadá e também aqui no Brasil.

Quando utilizar bandeiras de mergulho?

As duas bandeiras têm o mesmo significado, sendo que a utilização das mesmas pode mudar de acordo com o país em que o mergulhador estiver. A bandeira Alpha, por fazer parte de um código internacional, é reconhecida em todas as partes do mundo e seu uso é restrito a navios com baixa mobilidade.

Já a bandeira do mergulhador, mesmo sendo popular, é exigida por lei apenas nos Estados Unidos e Canadá. Ela pode ser usada nas hastes dos barcos ou em boias para demarcar onde os mergulhadores estão.

Em caso de dúvidas, o ideal é que ambas sejam utilizadas. Elas devem estar à mostra, principalmente em locais com alto tráfego de embarcações.

Se, por alguma razão, o mergulhador se afastar de sua bandeira ou barco, é recomendável ter uma boia marcadora de superfície do tipo SMB ou DSMB. Elas garantirão que o suporte no barco saiba onde ele está.

Caso esteja longe de sua bandeira, é muito importante atentar-se a barulhos e analisar antes de subir à superfície, para evitar qualquer acidente.

O mergulho é um hobby transformador, principalmente para quem vive uma vida estressante e cheia de compromissos, e é sempre importante estar bem informado para se divertir com segurança. As bandeiras de mergulho com certeza são uma parte importante da segurança do mergulhador.

..

Conheça os Cursos de Mergulho da Evidive! Seja você um curioso, interessado em dar seus primeiros passos no mundo do mergulho, ou um mergulhador já certificado, estamos prontos para te atender!

Compartilhe: