Evidive

Evidive - Concept Dive Center

Mergulhar é seguro? Tudo que você precisa saber sobre segurança no mergulho

Conhecer o fundo do mar é uma experiência transformadora, mas algumas pessoas têm alguns receios a respeito da segurança. Afinal de contas, mergulhar é seguro? Existe o risco de acabar o ar dos cilindros? E de aparecer um tubarão? Pode acontecer alguma emergência?

A maioria desses medos são frutos de falta de informação ou de mitos a respeito do mergulho. Se você está interessado em mergulhar no mar, este artigo vai te ajudar a entender como o mergulho é bastante seguro. Confira:

Existe o risco de acabar o ar durante o mergulho?

Todo mergulho envolve planejamento. Isso significa que sempre que um grupo de pessoas vai mergulhar, alguns detalhes precisam ser acertados de antemão: o lugar, o tempo de mergulho, o percurso, a checagem do equipamento, etc. Para que tudo corra tranquilamente, o normal é que o planejamento já calcule que o mergulho chegue ao fim antes mesmo do cilindro de ar entrar na reserva.

Além disso, durante o mergulho você pode acompanhar a quantidade de ar disponível no seu cilindro em tempo real, por meio de um aparelho chamado manômetro — isso dá uma boa ideia de quanto tempo de mergulho você ainda tem.

Em um curso de mergulho, você aprende a planejar todos esses pontos corretamente, mas sempre pode contar com o suporte dos instrutores e Divemasters para isso!

Existem chances de encontrar tubarões durante o mergulho?

Essa é uma das principais dúvidas relacionadas à segurança durante o mergulho, mas a verdade é que não existe motivo para se preocupar.

Encontrar tubarões é algo bastante raro, principalmente na costa brasileira. Você até pode ter ouvido alguns casos, principalmente no litoral nordestino, mas acredite: essas são exceções.

Além disso, um mergulhador não é exatamente o que um tubarão consideraria uma presa. Na maioria dos casos em que seres humanos são feridos por tubarões, as vítimas são banhistas e surfistas. Isso acontece porque o tubarão fica curioso com a movimentação na superfície e vai “conferir” o que é.

Já os mergulhadores geralmente se movimentam abaixo da superfície. Por isso, mesmo que você estivesse em uma das raras regiões em que vivem tubarões, não despertaria o interesse desses animais.

A título de curiosidade, o mergulho com tubarões é uma modalidade própria. Muitos mergulhadores mais experientes viajam até lugares específicos, como a África do Sul e a América Central, para mergulhar na presença de tubarões de diferentes espécies. Esse tipo de prática exige um preparo e a presença de instrutores treinados especificamente para isso.

Podem acontecer emergências durante o mergulho?

Emergências e imprevistos podem acontecer em qualquer atividade, e é por isso que é importante mergulhar de forma responsável e sempre acompanhado de boas operadoras ou escolas de mergulho, formadas por profissionais com um treinamento de qualidade.

Um instrutor competente ou um Divemaster está preparado para atender diversos tipos de emergências que podem acontecer durante um mergulho. Essa preparação inclui desde dar suporte para um mergulhador que entra em pânico durante a atividade, até executar procedimentos de resgate em situações bastante improváveis.

Dito isso, vale lembrar que o mergulho é considerado uma prática bastante segura. Os principais problemas médicos associados ao mergulho são queimaduras de sol, enjoo marítimo e desidratação. Todos fáceis de serem prevenidos e tratados — e não relacionados diretamente com a atividade em si.

E então? Conseguimos mostrar para você como mergulhar é seguro? Ficou claro que essa é uma das práticas com menos riscos de acidentes e que o foco é viver uma experiência transformadora?

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Ou conheça o nosso Curso de Mergulho!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.